segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os Podres Poderes

Deixando essas conversas de lado, ate porque Caetano Veloso já denunciou, já faz tempo, numa canção, os podres poderes resultantes da lendária incompetência da América católica, quem, pessoa comum, sem dinheiro no banco e sem parentes importantes, poderia, há dez anos, se imaginar dono, como agora, de um poderoso instrumento de comunicação como o blog, por exemplo?

Sim, foram séculos e mais séculos de lutas pelo conhecimento até se chegar a isso aqui. A prensa de Gutenberg rompeu o primeiro grilhão.

Mas com o tempo, havendo, é claro, um custo crescente na produção de impressos, livros e jornais, a informação foi se restringindo a novas elites, acessível apenas aos que soubessem ler, e ainda assim tivessem poder aquisitivo. Afinal, comprar um jornal todo dia ou um livro interessante não é, ainda hoje, para qualquer um.

Livros, material escolar, isso tudo passou à linha de produção da prensa, que agora já se chama gráfica, empresa com linha de montagem. Veio a composição a quente das linotipos, depois a composição a frio dos computadores, o custo do papel foi aumentando em razão do alto preço da celulose.

Nenhum comentário: