segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lutero e Gutenberg

O desafio de Lutero causando a reforma protestante foi possível porque ele, muito antes do Papa Leão X, com quem se desentendeu, captou a revolução que estava a caminho, a partir de Gutenberg, um ourives e lapidador, que acabara de inventar a impressora com tipos móveis.

Até então, era tudo na oratória, na retórica, e quem saísse da linha, quem divergisse do pensamento oficial, fosse o do Monarca, fosse o dos Pontífices, já estava condenado antecipadamente à morte, por heresia.

A prensa de Gutenberg permitiu a disseminação das idéias em panfletos, jornais, livros. Tudo ainda de forma rústica, mas possível de correr o mundo, de mão em mão.

Mas enquanto Sua Santidade, o Papa Leão X, expedia ordens para calar Lutero, o qual queria apenas discutir para melhor entender e, entendendo, poder passar adiante a lógica de algumas verdades oficiais, o governo do Vaticano inventava mais dogmas.

Demorou muito até alcançarmos a liberdade religiosa, o que foi possível graças a muita discussão aberta, a muitas lutas e incontáveis vitimas das injustiças decorrentes. Hoje é inalienável o direito de cada um professar a fé religiosa que entender. Graças a Deus e a Gutenberg com a sua prensa de tipos móveis!

Isso foi bom? Foi ótimo.

Nenhum comentário: